II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE
08 A 12 DE AGOSTO DE 2011-09-08 LAGES –SANTA CATARINA
A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS
A diferença precisa ser entendida como enriquecimento, possibilidade, processo de construção, que é próprio dos seres humanos.
Professor(a) especialista + Professor(a) ensino
ENSINO COLABORATIVO
Todas as pessoas são diferentes, por isso devemos trabalhar de maneiras diferentes.
Escola aberta: ativa e interativa
Ambiente colaborativo que valorize as diferenças
Preocupação com ensino para todos e de boa qualidade
Preocupação com a aprendizagem de qualidade, atividade individual...
Trabalho contextualizado em sala de aula com significado e envolvimento dos alunos.
Ambiente afetivo e com relações estabelecidas no respeito mútuo.
Transformações na organização do tempo, do espaço e das atividades.
Transformações no processo de avaliação.
A Escola deve estar atenta à todas as crianças
Objetivo de aprendizagem com a turma.
Professores pesquisadores, mediadores do conhecimento.
Garantia de oferta de atendimento especializado.
Os recursos devem ser diferenciados, mas o conteúdo deve ser o mesmo.
Questionamentos para reflexão:
A Escola de qualidade, entendeu que as diferenças existem????
Nossa escola, é uma escola com cultura inclusiva?????
O contexto da escola atenta às diferenças???
Pra quem interessa esse contexto???
O IDEB ainda é arranque entre as escolas? Ou já mudou!!!
Há necessidade de escolas em que a inclusão ocorra pela transformação coletiva e não por força da lei.
Nossa identidade se forma na interação com os outros e o olhar que nos oferecem determina muito de nossa interação com o mundo.
Semelhanças nas diferenças - (OFICINA DO APRENDIZ)
Você pode descobrir mais respeito de uma pessoa numa hora de jogo que num ano de conversação. (Platão)
A criança quando entra na fase escolar, já brincou mais de 17 mil horas.
Os jogos cognitivos, são jogos que estimulam e desenvolvem funções como: percepção,atenção,memória,linguagem; e funções executivas tais como: raciocínio, a lógica, estratégias, a tomada de decisão e a resolução de problemas
Construindo Coletivamente um plano de Atendimento Educacional Especializado
Alguns conteúdos específicos do Prof° AEE:
• Informática aplicada à produção braile
• Recursos tecnológicos e informática aplicada à deficiência visual/sintetizadores de voz, lupas eletrônicas, magnificadores de tela para baixa visão
• Produção braile e adaptação do material impresso em tinta
• Recursos ópticos e não ópticos para baixa visão
• Técnica de uso do sorobam
• Adaptação de livros didáticos e da literatura para pessoas cegas
• Orientação e mobilidade para pessoas cegas
• Escrita cursiva, grafia do nome e assinatura em tinta para pessoas cegas
• Tecnologia assistiva: comunicação alternativa, informática acessível, materiais pedagógicos adaptados, mobiliário acessível
• Língua brasileira de sinais- LIBRAS
• Língua portuguesa para alunos com surdez
• Desenho universal
• Comunicação para o aluno surdo-cego
• Outras
O AEE é preferencialmente realizado na própria escola em que o aluno estuda; no período inverso ao da sala de aula comum, que ele freqüenta.
A Educação Física no contexto da Educação Inclusiva
A construção social das necessidades humanas : é o resultado da relação entre o ideal, ou aquilo que se aspira, a idéia, ou aquilo que se pode abstrair, ou aquilo que existe natureza.
Quais são as necessidades humanas?
Naturalmente básicas: Ex comida, água, proteção etc.
Socialmente construídas: Ex alimentação rápida, água engarrafada, ambiente climatizado etc.
As necessidades humanas são construídas a partir da superação das necessidades básicas, principalmente pela manipulação da natureza, com intuito de satisfação humana em diversas áreas, como a religião, a política e, sobretudo a economia.
O que são necessidades educacionais?
São todas as condições que exigem e/ ou impõem aspectos considerados fora dos parâmetros educacionais. Estes limites podem ser infraestimados como por exemplo a genealidade, ou superestimados, como por exemplo, a deficiência.
Sugestão de filme: O escafandro e a borboleta
Sugestão de livro: ALSUBEL
Indicação de livro: O mestre ignorante (Rancierre.J2002)
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