quarta-feira, 14 de setembro de 2011

II Seminário Educação Inclusiva



II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE
08 A 12 DE AGOSTO DE 2011-09-08 LAGES –SANTA CATARINA




A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS









A diferença precisa ser entendida como enriquecimento, possibilidade, processo de construção, que é próprio dos seres humanos.

Professor(a) especialista + Professor(a) ensino



ENSINO COLABORATIVO



Todas as pessoas são diferentes, por isso devemos trabalhar de maneiras diferentes.






 Escola aberta: ativa e interativa
 Ambiente colaborativo que valorize as diferenças
 Preocupação com ensino para todos e de boa qualidade
 Preocupação com a aprendizagem de qualidade, atividade individual...
 Trabalho contextualizado em sala de aula com significado e envolvimento dos alunos.
 Ambiente afetivo e com relações estabelecidas no respeito mútuo.
 Transformações na organização do tempo, do espaço e das atividades.
 Transformações no processo de avaliação.

A Escola deve estar atenta à todas as crianças

 Objetivo de aprendizagem com a turma.
 Professores pesquisadores, mediadores do conhecimento.
 Garantia de oferta de atendimento especializado.
 Os recursos devem ser diferenciados, mas o conteúdo deve ser o mesmo.

Questionamentos para reflexão:

 A Escola de qualidade, entendeu que as diferenças existem????
 Nossa escola, é uma escola com cultura inclusiva?????
 O contexto da escola atenta às diferenças???
 Pra quem interessa esse contexto???
 O IDEB ainda é arranque entre as escolas? Ou já mudou!!!

Há necessidade de escolas em que a inclusão ocorra pela transformação coletiva e não por força da lei.

Nossa identidade se forma na interação com os outros e o olhar que nos oferecem determina muito de nossa interação com o mundo.

Semelhanças nas diferenças - (OFICINA DO APRENDIZ)

Você pode descobrir mais respeito de uma pessoa numa hora de jogo que num ano de conversação. (Platão)
A criança quando entra na fase escolar, já brincou mais de 17 mil horas.
Os jogos cognitivos, são jogos que estimulam e desenvolvem funções como: percepção,atenção,memória,linguagem; e funções executivas tais como: raciocínio, a lógica, estratégias, a tomada de decisão e a resolução de problemas


Construindo Coletivamente um plano de Atendimento Educacional Especializado


Alguns conteúdos específicos do Prof° AEE:







• Sistema braile
• Informática aplicada à produção braile
• Recursos tecnológicos e informática aplicada à deficiência visual/sintetizadores de voz, lupas eletrônicas, magnificadores de tela para baixa visão
• Produção braile e adaptação do material impresso em tinta
• Recursos ópticos e não ópticos para baixa visão
• Técnica de uso do sorobam
• Adaptação de livros didáticos e da literatura para pessoas cegas
• Orientação e mobilidade para pessoas cegas
• Escrita cursiva, grafia do nome e assinatura em tinta para pessoas cegas
• Tecnologia assistiva: comunicação alternativa, informática acessível, materiais pedagógicos adaptados, mobiliário acessível
• Língua brasileira de sinais- LIBRAS
• Língua portuguesa para alunos com surdez
• Desenho universal
• Comunicação para o aluno surdo-cego
• Outras
O AEE é preferencialmente realizado na própria escola em que o aluno estuda; no período inverso ao da sala de aula comum, que ele freqüenta.



A Educação Física no contexto da Educação Inclusiva






A construção social das necessidades humanas : é o resultado da relação entre o ideal, ou aquilo que se aspira, a idéia, ou aquilo que se pode abstrair, ou aquilo que existe natureza.
Quais são as necessidades humanas?
Naturalmente básicas: Ex comida, água, proteção etc.
Socialmente construídas: Ex alimentação rápida, água engarrafada, ambiente climatizado etc.
As necessidades humanas são construídas a partir da superação das necessidades básicas, principalmente pela manipulação da natureza, com intuito de satisfação humana em diversas áreas, como a religião, a política e, sobretudo a economia.

O que são necessidades educacionais?
São todas as condições que exigem e/ ou impõem aspectos considerados fora dos parâmetros educacionais. Estes limites podem ser infraestimados como por exemplo a genealidade, ou superestimados, como por exemplo, a deficiência.








Sugestão de filme: O escafandro e a borboleta
Sugestão de livro: ALSUBEL
Indicação de livro: O mestre ignorante (Rancierre.J2002)














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