Centro de Educação Infantil Elza Rizzieri
Dona Emma/ Santa CatarinaProfessora: Susana Gabriel Pitsch
Turma Maternal II ( 2 e 3 anos)
Número de alunos na turma: 9(nove)
Tema: Jogos e brincadeirasConteúdo: Jogo da memória
Objetivos:
• Relacionar a imagem com o nome da criança, fazendo sua identificação;
• Divertir-se com o jogo da memória;
• Conhecer as regras do jogo da memória;
• Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas;
Metodologia:
1º momento :Tirar fotos das crianças e dos funcionários da creche e imprimir cada uma duas vezes para confeccionar os cartões.
Informar às crianças que as fotos estão sendo tiradas para a confecção do jogo da memória, bem como aos funcionários. Recortar as fotos e colar em papelão mostrando para eles conforme vão ficando prontas.
2º momento: Apresentar o jogo
Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga. Inicialmente propor um jogo aberto ( com as imagens voltadas para cima) e propor para que cada criança encontre seu par.Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa.
3º momento:Organizar as mesas para que possam jogar o jogo em diferentes momentos.
Hoje com as peças viradas para baixo, a professora vai indagando e incentivando os alunos a falarem o nome da pessoa que vão procurar o par, fazendo com que eles relacionem a imagem com o nome e por subseqüente a sua identificação.4º momento: Garantir momentos da rotina semanal para que as crianças joguem o jogo da memória
Durante o período de recepção das crianças, no término do dia enquanto aguardam a chegada dos pais são boas opções para o contato com o jogo da memória.
5º momento: Conhecer novos jogos e variações do jogo da memória
Após o jogo tornar-se bastante conhecido, levar os alunos a conhecer outras variações do jogo da memória.
Tempo estimado:
Mínimo de quinze e máximo de 30 minutos para cada situação de aprendizagem.
Recursos necessários:
Máquina digital e impressora ( fotos)
Pares de cartões tamanho mínimo de 10X10
Papelão ou cartolina
Plástico adesivado para encapar.
Avaliação:
A avaliação será feita através da observação do educador que analizará as diferentes maneiras como as crianças jogam e o grau de desenvolvimento de cada uma delas, fazendo ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo, propondo novos desafios e variações.
Bibliografia:
http://wwwportaldoprofessor.mec.gov.br
http://wwwnovaescola.com.br
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Planejamento: jogo da memória
quinta-feira, 13 de maio de 2010
O educador bem sucedido...
terça-feira, 11 de maio de 2010
vídeos
texto cibercultura
Cibercultura...
É a transformação profunda da noção de cultura,é um instrumento de comunicação entre indivíduos, um lugar virtual no qual as comunidades ajudam seus membros a aprender o que querem saber.É preciso navegar neste mundo de transformações radicais. Angele Murad LÉVI, Pierre. Cibercultura(trd. Carlos Irineu da Costa).São Paulo:Editora 34,1999,264p.
É a transformação profunda da noção de cultura,é um instrumento de comunicação entre indivíduos, um lugar virtual no qual as comunidades ajudam seus membros a aprender o que querem saber.É preciso navegar neste mundo de transformações radicais. Angele Murad LÉVI, Pierre. Cibercultura(trd. Carlos Irineu da Costa).São Paulo:Editora 34,1999,264p.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Sallto para o futuro eu fui....
Tecnologias Digitais, esse é o tema do curso que estamos realizando aqui na cidade de Ibirama. Eis aí uma pequena frase de Pedro Demo: " Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar fundamentar o que diz, a fazer uma crítica ao que vê e lê, ela vai amanhecendo como sujeito capaz de uma proposta própria."Pedro Demo
Assinar:
Postagens (Atom)